"Convite para uma chávena de chá de jasmim"


quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Dia Europeu contra a Pena de Morte


Abominando a "moda" dos dias instituídos, servirão estes talvez para nos forçar a uma reflexão sobre temas polémicos ou incómodos. Assim, a hipocrisia da institucionalização do dia torna-se suportável pelo pretexto gerador de debate, reflexão e eventual consciencialização. Numa sociedade pós-moderna subtraída de ética e com excedentes teatrais de superficialidade emocional/sentimental e vivências hedonistas de um autismo disfórico, reflectir ...custa. O conceito de "solidariedade" há muito que se esvaiu, sendo perigosamente conotado com ideologias antropófagas ..demasiado "gauche".

Pena de morte..não! Porquê? Por...
...não se tratar de uma questão teórica mas envolver vidas dos nossos semelhantes
...ter por base uma justiça humana e, como tal, falível à qual o conceito de "imperfeição" ou "erro", neste caso, é inerente.
...termos de viver com a responsabilidade e remorso - palavras arredadas do discurso actual - de condenar inocentes irreversivelmente.
...o seu efeito "pretensamente correctivo e disciplinador" ter sido gorado nos países em que é aplicada.
...não se registar diminuição da criminalidade - quem comete um crime nunca espera ser descoberto nem pensa à priori no "falhanço" do seu plano.
...os mais frequentes condenados serem membros mais vulneráveis da sociedade: indigentes, etnias minoritárias e indivíduos com distúrbios mentais.
...raramente os condenados terem direito a uma representação legal, desconhecendo inclusive a queixa/crime que sobre eles impende.
...ir contra o Tratado dos Direitos Humanos - ainda que este seja considerado uma forma de preservação da espécie por decreto.
...todo o processo ser célere a ponto de, as famílias do condenado, muitas vezes nem serem avisadas.
...esta celeridade não deixar espaço ou tempo para recursos, apelos ou petições de clemência.

Sem comentários: