"Convite para uma chávena de chá de jasmim"


sábado, 20 de outubro de 2007

Significante, Significado e Referente


A vida não é como os livros, dizem. A vida não é os livros. Porém os livros são acerca de vidas; são o produto de vidas; influenciam vidas. Humm..quanto mais penso no tema, mais semelhanças encontro entre ambos:a limitação do seu tempo físico de vida ainda que perdurem na memória; a sua necessidade de "novos formatos" a fim de não se perder irreversivelmente (nem sempre se consegue); a "escolha" condicionada - umas vezes é escolhida; a carestia (importa SOBREviver e não SUbsistir); o espaço que se partilha umas vezes, ou que pretendemos manter secreto de tão precioso ou ímpar; o seu título (o nome próprios, os comuns, o epitáfio); a capa e a contracapa (solar e lunar das decisões)...

Recentemente - e considerando o aspecto relativo do tempo - socorri-me do dicionário- MA(E)nancial que nunca enjeito - e rumei até à letra H...sim...procurava a definição de "homem". Pondo de parte perspectivas, acepções, contextos. Singela e objectivamente: "homem". Talvez assim pudesse aproximar o conceito da vida por intermédio do livro. Este como mediador: o dicionário como guia das estradas não que me sentisse perdida mas para nele tentar encontrar uma sinaléctica que indicasse uma actualização, auto-estradas, vias alternativas que tivessem soterrado a estrada de terra, íngreme porém pitoresca.

Atalhando a definição inicial de ser humano racional , mortal, topo da pirâmide evolutiva e sem considerações linguísticas feministas que me induzissem a discorrer sobre "a espécie humana" lá encontrei "ser humano do sexo masculino, na idade adulta; ser dotado de qualidades viris como coragem, força, vigor sexual, etc; marido ou amante; homem que apresenta os requisitos necessários para um empreendimento" (funcionalista!)

in Aurélio século XXI, Aurélio Buarque de Holanda Ferreira

Como a era é tecnológica, os dedos rumaram à Wikipedia

"Homem é um ser humano do sexo masculino bípede da família dos primatas, pertencente à subespécie Homo sapiens sapiens.O termo menino é usual para uma criança humana do sexo masculino e o termo rapaz atribuído a um macho humano adolescente ou jovem adulto. O termo homem pode ser utilizado ainda para se referir ao ser humano de maneira geral, seja ele homem ou mulher. (...)

A condição de homem é normalmente vinculada ao período da vida após a juventude, pelo menos numa acepção física, durante o puberdade. Um menino é uma criança humana masculina. Para muitos, a palavra homem implica um determinado grau de maturidade e responsabilidade para as quais homens jovens, em especial não se sentem prontos; contudo, também podem sentir-se demasiado velhos para serem chamados de menino, por esta razão, muitos evitam usar o termo homem ou o menino para descrever um homem jovem e preferem termos mais coloquiais tais como rapaz e gajo."

Bem me parecia que, apesar dos viadutos, vias rápidas anunciadas em planos megalómanos auto-promocionais por entre muita pompa e ainda mais circunstância...a estrada de terra...continuava lá.

Corrompendo a citação: Não deixeis vir a mim as criancinhas!

Sem comentários: